Marketing

Desafios de negócio: como calcular o preço do seu produto ou serviço?

Saber como calcular o preço de um produto ou de um serviço é muito importante para não ter problemas com fluxo de caixa. Imagine que você seja dono de uma concessionária e que calcule o preço do Jeep Compass e de outros veículos de maneira errada, o que isso acarretaria para o seu negócio?

No mínimo, teria problemas para arcar com seus custos e comprar mais carros para o seu estoque, certo? Uma empresa que não leva sua precificação a sério, não consegue ter espaço no mercado — a concorrência o “engolirá”.

A precificação é um desafio para muitos empreendedores, por isso, queremos ajudar você a se livrar desse “fantasma” e ajustar os preços dos seus produtos ou dos seus serviços. Continue a leitura e saiba como fazer isso!

O que é preço de venda?

O preço de venda nada mais é que o valor a ser cobrado do consumidor final pelo produto ou serviço que você vende. Esse valor precisa lhe proporcionar um retorno positivo, ou seja, um lucro. No entanto, para que isso aconteça, você deve precificar corretamente o que vende, levando em consideração todos os custos envolvidos no processo.

Feito isso, é importante analisar a concorrência, a fim de verificar se o seu preço é competitivo. Caso ele seja muito mais alto que os demais, é necessário verificar se existe a possibilidade de reduzir custos de produção ou, então, trabalhar ótimas estratégias de marketing para mostrar seu diferencial.

Como calcular o preço de um produto?

O cálculo do preço do seu produto é muito simples de fazer, no entanto, você deve prestar muita atenção aos custos que envolvem a produção, pois é nesse quesito que muitos empreendedores erram e acabam precificando erroneamente as suas mercadorias e, com isso, deixam de lucrar. Basicamente, o cálculo é feito da seguinte forma:

Custos + despesas + lucro = preço de venda

Vamos supor que você seja dono de uma confeitaria. Antes de precificar um bolo, você deve levar em consideração todos os custos que envolvem a fabricação desse produto. Portanto, é preciso contabilizar não apenas os gastos com a matéria-prima, mas também com energia elétrica, água etc. Além disso, inclua na conta o quanto deseja lucrar com cada bolo. 

Como calcular o preço de um serviço?

E como fica o cálculo da precificação de serviços, já que não há o envolvimento de tanta matéria-prima e mão de obra no processo? Na maioria dos casos, você deve contabilizar seus custos com internet, manutenção ou compra de notebooks e outras ferramentas de trabalho, como mouse, mesa digitalizadora, teclado, webcam, microfone etc.

Além disso, também considere os valores direcionados a outros serviços terceirizados, como designers, freelas etc. Se precisar alugar uma sala comercial, esse custo também deve fazer parte do cálculo e, claro, não se esqueça da porcentagem que deseja lucrar.

Nesse caso, o cálculo ficaria assim:

Custos mensais + Despesas mensais + Lucro = valor total de vendas no mês.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é o indicador financeiro responsável por analisar a saúde financeira da sua empresa. Isso significa que ele nada mais é do que o percentual correspondente entre o seu lucro bruto e a receita total.

O lucro bruto refere-se à diferença entre os custos operacionais e o faturamento das suas vendas. Já a receita total refere-se a tudo que entra no seu caixa. Logo, o cálculo fica assim:

Margem de lucro = lucro bruto/receitas totais

Ao calcular o preço certo do seu produto ou serviço, as chances de o seu negócio ter sucesso aumentam. Não subestime a precificação. Calculá-la corretamente fará com que muitos dos seus problemas financeiros sejam eliminados e, com isso, você consegue tomar decisões financeiras com mais segurança para sua empresa.

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