10 benefícios do Coworking com relação ao Home Office

O Coworking consiste em compartilhar o local de trabalho, como um escritório, por exemplo, com outros profissionais, ao invés de alugar um local sozinho, ou trabalhar em casa. Essa prática oferece uma série de vantagens que nem sempre conhecemos.

Em contrapartida, o home office é a modalidade de trabalho na qual as pessoas desempenham suas atividades profissionais em suas próprias casas. Hoje em dia, muitas pessoas estão optando pelo trabalho em home office.

No post de hoje, porém, iremos descrever 10 benefícios do Coworking em relação ao home office, pois esse conceito de trabalho também está ganhando cada vez mais espaço. Portanto, continue lendo para conferir quais são esses benefícios.

10 benefícios do Coworking com relação ao Home Office

1 – Excelente Custo-Benefício

Compartilhar um escritório é, sem dúvida, muito econômico. Além de você dividir os custos da locação do imóvel com outros profissionais, vocês também podem dividir os custos de outros recursos também, como dos equipamentos em comum, por exemplo, e muito mais.

Além do mais, você não terá que arcar com os custos de manutenção do local. Sem contar que, normalmente, os espaços de Coworking costumam ter pessoas que se encarregam de cuidar de eventuais problemas que possam ocorrer, como problemas de telefonia, por exemplo.

2 – Maior produtividade

Os profissionais que trocaram o home office pelo Coworking têm um aumento significativo em sua produtividade. Afinal de contas, de acordo com quem divide o espaço de trabalho com outras pessoas, essa forma de trabalho é muito motivadora, e dá mais ânimo no dia a dia.

Além disso, quem trabalha em Coworking consegue manter mais o foco, pois sabe que terá que pagar pela locação do espaço. Por isso, precisa ser produtivo, para garantir que terá recursos na data. E não tem as distrações que aquelas pessoas que trabalham em home office.

3 – Possibilidade de aprender coisas novas

Quando você convive com outras pessoas, a tendência é aprender e ensinar algo novo praticamente todos os dias. São profissões diferentes, histórias diferentes e, principalmente, experiências distintas que cada pessoa vive.

No Coworking, você tem a chance de compartilhar conhecimento e ideias com outras pessoas, e até pedir opinião sobre algo relacionado ao trabalho, por exemplo. Além disso, esse tipo de espaço, por si só, já promove uma cultura colaborativa.

4 – Mais networking

Quando você trabalha em Coworking, interage diariamente com inúmeros outros profissionais. Isso pode trazer várias oportunidades de negócios, e muitas vantagens para você.

Alguns exemplos de profissionais que mais se beneficiam do Coworking são: advogados, consultores, empresas que atuam na área de marketing digital, coaches e contadores, por exemplo.

Essa, certamente é uma das maiores vantagens em relação ao Home Office, pois, nessa especificidade de trabalho o networking é mais difícil e menos humanizado; já que tanto o trabalho quanto o contato é quase sempre automatizado através de chats de redes sociais, email marketing, grupos de whatsapp, telegram e, raramente, telefonemas.

Enfim, não há dúvidas de que a comunicação presencial é um fator crucial para um bom networking, por isso o Coworking se destaca nesse quesito.

5 – Permite uma melhor captação de clientes

Trabalhar em Coworking costuma ser muito mais vantajoso para profissionais liberais. Afinal, é possível prospectar inúmeras opções em meio às próprias pessoas que frequentam o local.

Como são vários profissionais atuando em um mesmo ambiente, a rede que se forma é bem grande, permitindo aumentar muito a captação de novos clientes.

6 – Não é necessário permanecer no local permanentemente

Essa também é uma das grandes vantagens do Coworking. Nesse caso, não há necessidade de estabelecer um vínculo com o local. Ou seja, você irá usar enquanto lhe for conveniente. Dessa forma, você pode ter um escritório somente quando precisar, de acordo com a sua necessidade ou demanda.

Um exemplo são pessoas que precisam de um espaço apenas para a realização de reuniões. Nesse caso, eles podem apenas em uma situação como essa, ou quando surgir uma necessidade repentina.

7 – Menos burocracia

Para que você possa trabalhar em Coworking, você só precisa ir ao local escolhido, escolher o plano de pagamento (mensal ou por hora), levar os itens que precisa para trabalhar (como o computador, por exemplo), e pronto! Você já pode começar a desenvolver o seu trabalho, sem nenhum tipo de burocracia.

Em contrapartida, ao alugar um escritório, você está sujeito a uma série de burocracias, como assinatura do contrato, permanecer no local até o fim do prazo estipulado, e coisas do tipo. No caso do Coworking, você não tem nenhum tipo de burocracia.

8 – Você tem um endereço comercial

Em geral, quem trabalha em home office não costuma ter um endereço comercial. Ainda que o profissional se sinta à vontade para trabalhar, não é um espaço profissional, eu seja adequado para receber os seus clientes, fazer reuniões ou dar referências.

Quando há mais pessoas morando na casa, a situação pode ser um pouco mais complicada, pois você corre o risco de receber visita bem no momento em que estiver atendendo um cliente. Além de outros imprevistos que também podem acontecer.

Assim, quando você trabalha em Coworking, você pode fornecer para o seu cliente um endereço comercial e não estará sujeito a situações inusitadas. Além disso, o seu cliente irá conhecer o seu trabalho em um ambiente totalmente profissional.

9 – Estrutura física

Os espaços de Coworking contam com uma excelente estrutura física, que foi pensada exatamente para ajudar no desenvolvimento dos trabalhos, e para que os profissionais tenham mais conforto para trabalhar.

Além disso, esses locais também oferecem uma enorme comodidade para os demais frequentadores, como clientes e fornecedores, por exemplo.

Normalmente, as mesas e as cadeiras são ergonômicas, a temperatura é bem agradável, o espaço é suficiente para acomodar várias profissionais, a iluminação também é adequada, além dos demais itens necessários, como sanitários e cozinha, por exemplo.

Como se não bastasse, eles também dispõem de acesso à internet de alta velocidade. Além de contarem com profissionais super capacitados, para atenderem em eventuais necessidades ligadas à manutenção das instalações, por exemplo.

10 – Disciplina e organização

Algumas pessoas costumam ser bem desorganizadas quando trabalham em home office. Porém, quando precisam dividir o espaço com outras pessoas, isso tem que mudar. Afinal de contas, você não está mais sozinho. Está trabalhando com diversos outros profissionais ao seu redor, que recebem clientes, que precisam de concentração, e etc.

Enfim, ao decidir dividir o espaço de trabalho com mais pessoas, algumas das primeiras coisas que você terá que aprender é ser disciplinado e organizado. Caso contrário, não será somente a sua produtividade que será afetada, como também irá atrapalhar os demais profissionais.

Podemos perceber claramente como o trabalho em Coworking pode ser muito vantajoso, em especial nos tempos de hoje, onde buscamos por mais praticidade e economia em nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat