Otimize seu trabalho em equipe utilizando um VPS - WebTrends

Otimize seu trabalho em equipe utilizando um VPS

VPS é ainda um nome pouco conhecido para o grande público, mas é um tipo de serviço cada vez mais utilizado principalmente no momento atual. Por ser um serviço que adiciona uma série de vantagens no trabalho em equipe, vale a pena entender melhor do que se trata.

O que é um VPS?

VPS é uma abreviação do inglês (Virtual Private Server) que traduzindo seria Servidor Virtual Privado.

Um VPS nada mais é do que um servidor virtual armazenado em um Centro de Dados e que conta com um custo menor, já que um servidor virtual compartilha o computador com outros clientes. Em resumo, é um computador alugado que é acessado remotamente.

A quem se aplica?

O uso do VPS possui uma quantidade de finalidade quase ilimitada, mas nesse texto será apontado um uso em especial que se encaixa melhor no momento e pode inclusive ser utilizado em um ambiente de CoWorking.

Por ser um servidor acessível remotamente, um uso muito comum e que vem ganhando espaço é o compartilhamento de software entre a equipe. Basicamente um software que normalmente era replicado entre vários computadores é instalado em um único servidor e acessível por todos. Esse texto mesmo é escrito agora utilizando um aplicativo de texto compartilhado e é revisado em tempo real por outros participantes.

Leia mais sobre negócio para mulher

Vantagens

Existem várias opções de serviços em nuvem do mercado. A opção por um VPS é principalmente pela autonomia e acesso total. Os serviços de compartilhamento em nuvem prestados pelos “grandes players” do mercado são ótimos, porém não permitem personalizar e os programas devem ser somente os oferecidos por eles. Essas mesmas empresas oferecem para quem quer personalizar, opções de servidores virtuais, mas com um custo muito elevado. É aí que recomendamos considerar a opção VPS, pois o custo é menor.

Como escolher o VPS ideal

Ao optar pelo serviço de VPS, é importante tomar cuidado na escolha do serviço ideal. São inúmeras as opções do mercado. Portanto deve-se levar em consideração o Uptime garantido pelo serviço (tempo de disponibilidade do serviço) que deve ser superior a 99,5% do tempo, qualidade da internet, proteção contra ataques na internet e a maior dica é verificar se a empresa garante não efetuar Overselling.

Conclusão

Com a escolha feita, basta solicitar o VPS, receber o IP, configurar o sistema que será como se fosse o seu próprio computador, criar os usuários e enviar os dados de acesso para a equipe. Assim todos irão trabalhar juntos em um ambiente isolado e protegido, bastando apenas um acesso a internet. Seja em um ambiente Coworking ou em qualquer outro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat